segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Qual o caminho?


Hoje em dia,o exercício do ministério pastoral enfrenta sérios problemas. O principal deles é a concorrência.Foi-se o tempo em que os membros da igreja tinham um só pastor e uma só fidelidade institucional.

As ovelhas contemporâneas são filhas da economia de mercado.Elas escolhem o(a) pastor (a) conforme seu carisma,seu estilo,seu jeito,sua capacidade de entreter,de curar,de fazer prosperar...

Elas também escolhem as igrejas que frequentam, e normalmente frequentam mais de uma,peregrinando por várias igrejas, seguindo as programações que atendam a seus desejos,necessidades ou caprichos. São também, "ovelhas zapeadoras", como quem troca de canal de televisão(ou de estação de rádio),seguindo a programacão religiosa-que é abundante hoje em dia.

Seus pastores e suas pastoras, em muitos casos, apenas figuras da TV, ou do rádio, cuja palavra e cujo ministério acabam sendo mais respeitados do que a palavra e o ministério do pastor de sua própria igreja.

São ovelhas exigentes em seu consumo de bens religiosos - porque frequentar igrejas pequenas se as mega-igrejas nos dão tantos programas e cultos atraentes?

Por que se comprometer com um ministério,ou com a missão da igreja, se podemos nos perder na massa dos ouvintes assistentes de shows-cultos gospel ? (extraído do livro - Uma Igreja Sem Propósitos )

Nenhum comentário:

Postar um comentário