terça-feira, 27 de outubro de 2009

Provérbios 16:5-6

Hoje atendi um paciente que me fez pensar no relacionamento com Deus.
Ele é diabético e hipertenso. Perguntei se estava tomando a medicação e ele me disse "Não to tomando mais, tomei uns dias e parei; eu percebo quando meu açúcar está alto e nestes casos tomo um xarope de mato e melhora". Ele continuou: "ah, o remédio da pressão eu também parei porque quando a pressão abaixa eu passo mal, mas eu meço naquele aparelhinho digital"
Expliquei a ele que o diabetes é muito perigoso e que os sintomas podem confundir e ele não pode confiar apenas nos sintomas. Seu exame acusava níveis próximos a 400 (quando o normal é 100). Ele insistiu em me dizer que com ele era diferente, pois ele sabia.
Com relação ao aparelho de pressão, expliquei que estes aparelhos não são fidedignos, mas ele insistiu em dizer que o dele era. Chegou ao absurdo de me dizer que o aparelho dele mesmo quando errava dava muito próximo do certo, mas tão próximo que podia considerar.
Pensei comigo... o que fazer com um sujeito deste? Ele está se matando, e o pior, vai morrer com um diagnóstico de "teimosia".
Considero que muitas vezes agimos como este paciente em relação aos planos de Deus para nós.
Não temos noção "do todo", nos limitamos às nossas verdades singulares, limitadas e queremos argumentar que estamos certos. Quando o pior acontece, alguns ainda culpam a Deus, ou colocam n'Ele a responsabilidade dos malogros.
Provérbios 15:5 vemos que a "Teimosia" é coisa detestável a Deus, que nos ama e nos quer bem, mas encontra em nossa teimosia a resistência em nos tornar pessoas melhores. Já no versículo 6, o Senhor ensina que é na humildade e no temor do Senhor que evitamos o mal.
Pense nisto.
Ah, ore por este paciente.

2 comentários:

  1. um dos meus defeitos é a teimosia!!

    Obrigada, mesmo eu estando distante, o Expressão sempre me ajuda!

    Esse texto me faz refletir... como sou imperfeita...o quanto tenho que melhorar!!
    E tb me faz crer e sentir, que mesmo assim ELE me ama e não me abandona!

    Tive provas recentes em minha vida, de que não tenho noção do todo...e que os caminhos de DEUS são sempre perfeitos!

    Oro pelo Expressão, pelo Roger, por todos que direta ou indiretamente me ajudam nesta caminhada!

    Agradeço a DEUS, todos os dias, por ter colocado a família Expressão em minha vida!

    ResponderExcluir